Como implantar um sistema de gestão da qualidade com eficiência
>
>
Como implantar um sistema de gestão da qualidade com eficiência
Mulheres conversam sobre Sistema de Gestão da Qualidade

Quando se fala em sistema de gestão da qualidade perto de um analista ou gestor, os ouvidos já ficam atentos. Só mesmo quem atua nesse setor sabe o quanto é desafiador (e às vezes desesperador) ter que realizar tantas tarefas com tão poucos recursos. 

Sustentar a gestão da qualidade de modo eficiente é fundamental para garantir a segurança de que todos os processos estão em conformidade. E é uma missão quase impossível de ser cumprida apenas com uma planilha de Excel.  

A boa notícia é que hoje existem sistemas de gestão da qualidade robustos, que contemplam as necessidades individuais de cada empresa, tornando o processo mais ágil e, consequentemente, mais econômico e eficaz. Um alívio tanto para gestores e analistas, quanto para empresários e diretores.

O que um bom sistema precisa ter?

O foco principal deve ser garantir transparência aos processos, dados e informações importantes da organização, permitindo mais controle sobre as ocorrências. Um bom sistema de gestão da qualidade deve ser prático e tornar as etapas do trabalho mais simples.

Tanto para as empresas que já têm um sistema em funcionamento, quanto para aquelas que querem implantar, alguns pontos devem ser considerados:

Documentos: um sistema deve possibilitar a organização de documentos, com estabelecimento de prioridades e prazos.

Ocorrências: o registro de ocorrências é essencial para que seja possível fazer ajustes e colocar ordem na casa. No entanto, não podemos esquecer de preenchê-lo.

Conformidades: esse é um dos pontos que mais preocupam as empresas hoje em dia. E com razão. É preciso atenção às normas. Um bom sistema de gestão da qualidade, portanto, deve contemplar um módulo para esse fim.

Gestão de riscos: tá certo, a maioria das empresas trabalha com previsão e avaliação de riscos. Mas um sistema eficiente tem que tornar possível o cruzamento com a realidade para checar os fatos.

Fornecedores: para além de cumprir normas, avaliar fornecedores é garantir qualidade para seus clientes. Um bom sistema tem que incluir essa possibilidade.

Auditorias: não dá para sair correndo e ajustar tudo de última hora quando chega a época de auditoria. Um bom software de gestão da qualidade, então, tem que permitir o planejamento de auditorias, auxilia na execução, registra observações, gera relatório da auditoria e ainda acompanha as ações de saída. Rapidez, praticidade e transparência são palavras de ordem para os processos. 

O desafio de implantar um sistema de gestão da qualidade

Implantar um novo sistema requer planejamento, preparação e, sobretudo, uma inevitável mudança no cotidiano da empresa. Como em uma reforma estrutural, a obra pode até gerar certo desconforto, mas o resultado faz valer a pena cada detalhe. 

A melhor maneira de realizar essa implantação, portanto, é simplificando o processo de gestão da qualidade, o que vai evitar retrabalho e, consequentemente, contribuir para a redução de custos.

Com soluções especializadas, a GestQual agiliza o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade, com um software de Gerenciamento de Projetos, Gestão de TI e da Qualidade, que garante atendimento a Normas, organização, democratização de informações e a tão almejada redução de custos. 

Além de contemplar todos os módulos citados acima, nosso software ainda tem benefícios extras, como a possibilidade de criar e modelar treinamentos, espaço para pesquisa de satisfação, entre outros detalhes que podem ser solicitados conforme demanda.

Quer saber mais sobre como implantar um sistema de gestão da qualidade com eficiência e economia? Clique aqui e entre em contato conosco.

Compartilhar:

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart