Rua Marquês de Olinda, 141, Centro, Niterói
+55 21 2622-2534 comercial@gestqual.com.br

Diagrama de Causa e Efeito – Ishikawa ou Espinha de Peixe

O que é o Diagrama de Ishikawa?

A ferramenta conhecida como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Ishikawa ou Diagrama Espinha de Peixe, é uma forma gráfica de agrupar possíveis causas de um problema. Inicialmente utilizado para investigação e análise de causa raiz de problemas na indústria, este método foi aperfeiçoado com o tempo e hoje é amplamente utilizado na descoberta de motivos de problemas em muitas empresas.

A ferramenta é capaz de dar maior rapidez a análise e identificação de problemas, de uma maneira visual facilita o pensamento e a criatividade na proposição de soluções.

Quais são os passos para usar o Diagrama de Causa e Efeito?

1. Defina qual problema será analisado;
2. Reúna a equipe e faça um brainstorming dando liberdade para que todos possam falar as possíveis causas, anote todas.
3. Em um desenho de espinha de peixe coloque o problema na cabeça do mesmo;
4. Crie categorias para as organizar as causas definidas pela equipe, a mais usada é a 6M;
5. Insira as causas encontradas nas categorias definidas; Pode-se desdobrar uma causa em outras ou colocar uma sendo causa de outra. Verifique cada categoria e se necessários faça subgrupos;
6. Depois de elaborado, destaque uma ou mais causas principais que geraram o problema.
7. A partir da causa principal encontrada faça o plano de ação para que a solução seja alcançada.

Quais são as categorias 6M?

• Método: toda a causa envolvendo o métodos e procedimentos, ou seja como o trabalho estava sendo executado;
• Material: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho, suas características, qualidade, uso, disponibilidade, etc.;
• Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, sabotagem, descuido, falta de competência, etc.)
• Máquina: toda causa envolvendo a máquina que estava sendo operada, disponibilidade, performance, seu estado de manutenção, deterioração, limpeza, defeito, etc.
• Medida: toda causa que envolve os instrumentos de medida, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, se o acompanhamento está sendo realizado, se ocorre na frequência necessária, uso de unidades e conversão das unidades, especificações e valores de referência incorretos, etc.
• Meio ambiente: toda causa que envolve o meio ambiente em si (poluição, calor, frio, poeira, vibração, intempéries, barulho, umidade, iluminação inadequada, etc.) e, o ambiente de trabalho (layout, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.).

Segue um exemplo de diagrama preenchido, supondo que há reclamações de laudos emitidos com atraso em um laboratório de análise clínicas. Após um brainstorming foram elencados diversas causas possíveis e estas causas foram distribuídas nos 6M da seguinte forma:

Cada uma destas causa potenciais são avaliadas ou mesmo desdobradas, como na causa “técnicos sem experiência” houve desdobramento desta causa como sendo consequência da “alta rotatividade dos técnicos”.

A partir do diagrama pronto, a causa principal fica mais fácil de ser descoberta pela eliminação de causas menos prováveis e assim é possível focar os esforços em ações sobre a causa raiz do problema.

Como o GestQual pode ajudar?

O GestQual Conformidades é uma ferramenta completa onde é possível:

• Descrever a não conformidade ou oportunidade de melhoria;
• Informar normas da qualidade e demais requisitos relacionados;
• Analisar a causa raiz através de diversas ferramentas, dentre elas se destaca o Diagrama Ishikawa, que facilita a descoberta de causas dos problemas, sejam simples ou complexos;
• Elaborar um plano de ação;
• Analisar a eficácia das ações.

Quer saber mais sobre o GestQual Conformidades? Visite nossa página.

Compartilhar:

No Comments Yet.

Leave a comment